"Curso de Apostilamento e Usucapião" é realizado em São Luís.

post-image

Aconteceu no último sábado, 21 de outubro, o “Curso e Apostilamento e Usucapião” promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão – ANOREG/MA em parceria com a ANOREG/BR e a Escola Nacional de Notários e Registradores – ENNOR. O curso aconteceu no Convento das Mercês, localizado no Centro Histórico em São Luís do Maranhão.

O curso contou com a participação de mais de 90 pessoas e teve como principal objetivo aperfeiçoar o atendimento aos usuários de cartórios e esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo de apostilamento, bem como sobre a usucapião extrajudicial.

Mirella Rosa, presidente da ANOREG/MA e vice-presidente da ATC/MA, demostrou grande satisfação por ter conseguido propriciar esse grande momento para a classe e destacou a importância de cursos como esse para a qualificação desses profissionais.  “O Curso de Apostilamento e Usucapião teve como principal objetivo desenvolver a atividade notarial e registral no Maranhão, ajudando na qualificação dos tabeliães, registradores e escreventes do Estado, de modo a promover mais serviços e garantir direitos à população.”, ressaltou.

 Com duração de 06 horas/aula, o curso foi dividido em duas partes, a primeira, que aconteceu no turno da manhã, contou com a participação do Dr. Marco Antônio Azeredo, tabelião substituto do 1º Tabelionato de Notas e Protestos do Distrito Federal, que proferiu a palestra sobre Apostilamento, certificado que atesta a origem dos documentos que serão levados ao exterior, em países signatários da Convenção de Haia que utilizarão o sistema como forma de validação mútua de documentos. Na parte da tarde foi a vez do Dr. Francisco Nobre, registrador imobiliário de Piraquara no Estado do Paraná, falar sobre a usucapião extrajudicial, inovação trazida pelo Novo Código de Processo Civil, em que possibilita o reconhecimento da usucapião de bens imóveis dentro dos próprios cartórios.

O tabelião e registrador da comarca de Bequimão, Rogério Araújo, destacou a qualidade e a experiência dos palestrantes do curso: “Os palestrantes são muito preparados e experientes, realmente a manhã e tarde do sábado foi de muito aprendizado para todos que participaram do curso. Iniciativas como essa só engrandecem a tão nobre profissão milenar dos notários e registradores, e o melhor, só quem ganha com isso é a população que terá acesso a um serviço cada vez mais de qualidade.”

O curso, que teve o apoio da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão – ATC/MA e do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – seção Maranhão – IEPTB/MA, além de levar novos conhecimentos aos participantes também fez uma boa ação. Todo o dinheiro arrecadado com as inscrições será destinado ao “Natal Solidário”, realizado pelo Convento das Mercês, para as crianças carentes da comunidade do Desterro, bairro onde foi realizado o curso.