ATC/MA participa de reunião com CAIXA em Brasília para discutir sobre Registro de Imóveis Eletrônico

post-image

A Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC-MA) esteve na manhã de hoje, 28, em Brasília, para participar de uma reunião com a gerência nacional Minha Casa Minha Vida - Faixa 1- Recursos FAR da CAIXA.

Estiveram presentes na reunião, representando a instituição, Thiago Estrela, presidente da ATC/MA, Alessandra Carvalho, coordenadora da Central Cartórios Maranhão e Adriano Marinho, Gerente de Projetos.

Participaram ainda da reunião Ronair Rosário Toledo e Adriana Amaral de Lima, consultores matriz da CAIXA e Bueno José Pereira de Sousa, coordenador de projetos matriz da Instituição.

O objetivo da reunião foi tratar sobre o Registro Eletrônico de Imóveis do Maranhão a ser realizado pela Cartórios Maranhão, central mantida pela ATC-MA.

Além do Registro Eletrônico de Imóveis gerenciado na Cartórios Maranhão, foi discutido na reunião os contratos do Programa Minha Casa Minha Vida – Recursos do Fundo de Arrecadação Residencial (FAR). Esse Fundo recebe recursos transferidos do Orçamento Geral da União (OGU) para viabilizar a construção de unidades habitacionais em todo o país. Os contratos do FAR no Maranhão pendentes de registro serão encaminhados aos cartórios de todo o estado de forma eletrônica, através da Central, para a efetivação de seus registros.

Segundo Thiago Estrela, presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA), a parceria entre a Associação e a CAIXA é um grande avanço para o Registro de Imóveis no Maranhão. “Só no Maranhão, existem mais de 60 mil contratos pendentes de registro e através da parceria entre a CAIXA e a Central Cartórios Maranhão vai dar mais agilidade e transparência para a regularização de todos esses imóveis”, afirmou.

Na ocasião, Alessandra Carvalho, coordenadora da Central Cartórios Maranhão, afirmou que essa parceria entre as instituições vai dar mais celeridade nas ações desenvolvidas em prol do Registro de Imóveis no estado. “A ATC/MA está cada vez mais preocupada em oferecer um serviço de qualidade e eficiência para a população maranhense e essa parceria é uma prova disso. Milhares de contratos que hoje estão pendentes de regularização no Maranhão serão efetivamente regularizados, sempre com total agilidade e segurança”.