ATC Educa realiza primeira aula experimental para escreventes de cartórios

post-image

Nos últimos dias 09 e 10 de julho, a Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA) realizou um encontro com funcionários de cartórios de São Luís e convidados, com o intuito de mostrar aos presentes detalhes sobre a ATC Educa.

A ATC Educa será uma escola criada para ajudar na formação e aprimoramento dos escreventes de cartórios de todo o Maranhão, bem como formar novos profissionais na área notarial e jurídica. O projeto tem como parceiro o Instituto Maranhense de Estudos Jurídicos (IMAEJ), que irá viabilizar o oferecimento de cursos técnico-jurídico na área. Além dos cursos técnico-jurídico, a escola também vai oferecer cursos de curta duração para escreventes de cartórios. Esses cursos serão oferecidos em duas modalidades: presencial e à distância (EAD), para facilitar o acesso dos escreventes e interessados que moram em municípios distantes da capital maranhense.

No primeiro dia do encontro, o presidente da ATCMA, Thiago Estrela explicou como irá funcionar a ATC Educa, e logo depois foi a vez de Rodrigo Lobato, escrevente do 1º Tabelionato de Protesto de São Luís, proferir uma aula sobre os fundamentos gerais do Direito Constitucional.

No segundo dia do encontro, Thiago Estrela proferiu uma palestra tratando sobre noções de Direito Notarial e Registral. Em seguida, Rodrigo Lobato falou sobre a história do Direito Constitucional, a fim de enfatizar a importância desses assuntos para a qualificação dos profissionais.

Segundo Thiago Estrela, presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA), a ATC Educa surge para aperfeiçoar o trabalho dos escreventes de cartórios bem como formar profissionais na área jurídica. “Os escreventes são o braço direito dos titulares de cartórios e a escola vem com o intuito de aprimorar o conhecimento prático desses profissionais para que eles façam cada vez melhor o seu trabalho e, consequentemente, ofereça para a sociedade um serviço de qualidade”, frisou.

O encontro aconteceu no período noturno no Edifício Business Center, localizado no bairro do Renascença, em São Luís-MA e teve a participação de vários escreventes de cartórios da capital maranhense, de todas as atribuições.