Arpen-MA realiza 2º Seminário Estadual do Registro Civil no Fórum Desembargador Sarney Costa

post-image

Acontece nos dias 18 e 19 de julho de 2019, o 9º Seminário Nacional do Registro Civil e o 2º Seminário Estadual do Registro Civil do Maranhão. O evento será realizado no auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa no bairro do Calhau, em São Luís do Maranhão.

O evento, que é uma realização da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-Brasil) e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (ARPEN-MA), é destinado a todos os registradores civis do estado e juristas e tem o apoio do Tribunal de Justiça (TJ-MA), da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJ-MA), da Associação dos Titulares de Cartório (ATC/MA), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB/MA) e da Central de Remessa de Arquivos (CRA/MA).

O 9º Seminário Nacional do Registro Civil e o 2º Seminário Estadual do Registro Civil do Maranhão tem como objetivo reunir e integrar os registradores civis do Maranhão e qualificá-los com conteúdos relevantes para a classe através de palestras e minicurso.

Para Devanir Garcia, presidente da ARPEN-MA, esse evento é muito importante para a união e crescimento técnico da classe dos registradores civis maranhenses, bem como fazer um balanço do primeiro ano de gestão. “Tivemos muitos avanços na área, como, por exemplo, a inclusão de 99% dos cartórios de RCPN do nosso estado na Central Nacional do Registro Civil (CRC) que proporciona a interligação dos cartórios a todo o Brasil, gerando mais comodidade e segurança para o usuário”, destacou.

Entre os convidados do evento estão o presidente da ARPEN-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o deputado estadual, Duarte Júnior; o Corregedor Geral da Justiça do Estado do Maranhão, Des. Marcelo Carvalho Silva; a juíza auxiliar da CGJ-MA e responsável pelas serventias extrajudiciais, Jaqueline Reis Caracas; o secretário estadual da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves da Conceição, a registradora civil de Minas Gerais e palestrante, Márcia Fidelis Lima, dentre outros.

Além dos temas diretamente ligados ao Registro Civil, o encontro também abordará assuntos que enriquecerão a classe de registradores, como: palestra sobre Inteligência Emocional, que será proferida por Lia Silva; palestra abordando técnicas de atendimento de excelência, a ser proferida por Heverson do Valle e o minicurso de Documentoscopia abordando técnicas para análise de documentos em prevenção a fraudes, que será ministrado pela perita criminal Wanira Albuquerque.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link http://www.arpenbrasil.org.br/evento/9.

O evento, além de proporcionar novos conhecimentos a classe de registradores civis, também vai fazer o bem aos que precisam. As inscrições serão gratuitas, mas o participante pode fazer uma doação de, no mínimo, 03 (três) quilos de alimentos não perecível (exceto sal e açúcar), que serão entregues no dia do evento e destinados a uma entidade filantrópica da cidade.

As vagas são limitadas, então não perca essa chance de adquirir novos conhecimentos na área de Registro Civil e afins, e ainda ser solidário. Sua presença é fundamental. Participe!