Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral será inaugurada neste sábado, 23.

post-image

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento da atividade notarial e de registro no estado do Maranhão, vai ser inaugurada no próximo dia 23 de março de 2019, a Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral.

A cerimônia de lançamento vai acontecer às 09:00 horas no auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, com a posse dos imortais, dentre eles os Desembargadores do Estado do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha e Marcelo Carvalho, os Desembargadores do Estado de São Paulo, Ricardo Dip, Vicente Amadei e Luís Paulo Aliende e do Desembargador do Estado do Paraná, Fábio Dalla Vechia.

A Academia vai ser composta por 30 membros fundadores, todos com importantes serviços prestados a sociedade brasileira no âmbito cartorário e da justiça em geral. Esses membros serão empossados em uma cerimônia acompanhada por autoridades da área jurídica do Maranhão, por tabeliães, registradores e titulares de cartórios, além dos familiares e amigos dos membros.

Para Thiago Estrela, Tabelião e Oficial de Registro de Alto Alegre do Pindaré e um dos idealizadores da Academia, a criação da organização vem para fomentar ainda mais os estudos acadêmicos na área notarial e de registro no estado do Maranhão. “Através da criação da Academia será possível fortalecer ainda mais os estudos e a criação de ambientes de debates com caráter científico cujo objeto de estudo são os Registros Públicos.”

Na cerimônia também serão escolhidos o Presidente e a Diretoria da Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral, além da apresentação da Escola de Escreventes, projeto que visa capacitar e formar escreventes para atingirem a excelência nos serviços realizados nos cartórios. “O escrevente, por meio do tabelião, também é detentor da fé pública, e durante o trabalho ele diz o que é lícito, o que é verdade, o que está conforme a lei, o que é legítimo e constitucional. Há um grande bônus, e também o ônus, por isso é uma atividade de extrema responsabilidade”, destacou Thiago Estrela.

Na cerimônia também terá espaço para homenagens. A academia fará uma singela homenagem a registradora Cremilda do Lago Sousa, falecida em 07 de outubro de 2010, deixando um verdadeiro legado para a atividade cartorária do Maranhão. A registradora contribuiu com a atividade cartorária maranhense por 42 anos, tendo essa homenagem mais que merecida.