ARTIGO: O Patrimônio da União Estável - por Luciana Gouvêa

post-image

Os dados da Censec - Central de Dados do Colégio Notarial do Brasil - confirmam que os casais estão preferindo "juntar" a casar. Segundo os dados da entidade, os tabelionatos de notas de todo o Brasil registraram aumento de 57% nas formalizações de uniões estáveis entre 2011 e 2015, enquanto os casamentos cresceram aproximadamente 10% no mesmo período.
 

Saiba Mais

Cartórios oferecem acessibilidade para deficientes auditivos

post-image

Os cartórios de São Paulo e da Paraíba em parceria com as demais entidades extrajudiciais estão oferecendo acessibilidade aos deficientes auditivos. O projeto objetiva o cumprimento da Lei nº 13.146/15, que entrou em vigor em janeiro de 2016 e regulamenta a prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência, além de oferecer acessibilidade aos deficientes auditivos que agora possuem mais autonomia para utilizar os serviços oferecidos pelos cartórios.

Saiba Mais

Des. Ricardo Dip ministra aula que consiste nos comentários e glosas referente ao Artigo 119

post-image

Hoje, às 10:30 da manhã, a página do Facebook “Registradores BR” e o canal do YouTube "Registradores" transmitirão o Desembargador de São Paulo, Ricardo Dip, ministrando a aula que consiste nos comentários e glosas referente ao Artigo 119, já publicado no link http://iregistradores.org.br/registros-sobre-registros-119/. 

Saiba Mais

ATC/MA e Gestar Brasil firmam parceria para oferecer Planos de Saúde aos seus associados

post-image

Em 2019 a Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA) traz várias novidades com o intuito de levar mais benefícios para seus associados e familiares.

Saiba Mais

A ATC/MA prepara várias novidades para seus associados. Aguardem!

post-image

Em 2019, a Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA) está preparando várias novidades para seus associados. Aguardem!!!!

Saiba Mais

Des. Ricardo Dip ministra aula que consiste nos comentários e glosas referente ao Artigo 118

post-image

Hoje, às 10:30 da manhã, a página do Facebook “Registradores BR” e o canal do YouTube "Registradores" transmitirão o Desembargador de São Paulo, Ricardo Dip, ministrando a aula que consiste nos comentários e glosas referente ao Artigo 118, já publicado no link http://iregistradores.org.br/registros-sobre-registros-118/. 

Saiba Mais

Cartórios de Protesto são a maneira mais rápida e eficaz de se cobrar dívidas

post-image

Existem diferentes maneiras de cobrar uma dívida. A forma mais simples, rápida e eficiente é utilizar os cartórios de protesto: basta preencher um formulário online e apresentar os documentos que comprovam a existência do débito. O custo é mais baixo e o alcance, maior – o sistema encontra pessoas físicas e jurídicas em qualquer lugar do país e agiliza a cobrança.

Para as pessoas ou empresas conveniadas ao serviço, os cartórios de protesto significam agilidade e economia: trata-se da recuperação mais rápida do mercado, que garante, segundo os Cartórios de Protesto do Brasil, o pagamento de 60% dos títulos em até uma semana.

Para a sociedade, os cartórios garantem o crescimento da economia, já que empresas com situação financeira saudável geram empregos e movimentam o mercado, o que favorece o ambiente de negócios. Além disso, desafogam o Judiciário de forma confiável e eficiente: contam com o respaldo da lei, sem demandar a estrutura dos tribunais.

Saiba Mais

Cartórios divulgam os nomes mais registrados no Maranhão

post-image

João Miguel, com 663 registros, Maria Cecília, com 595, e Enzo Gabriel, com 564, foram os nomes mais escolhidos pelos pais no momento do registro de nascimento de seus filhos no Estado do Maranhão em 2018. É o que apontam os dados compilados pelos cartórios de Registro Civil do Estado.

Saiba Mais

Prazo maior para cadastro rural garante segurança jurídica, diz Tereza Cristina

post-image

A prorrogação no prazo de inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é considerada necessária pela presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS). Segundo ela, o Programa de Regularização Ambiental (PRA) ainda não está implementado em muitos Estados e, sem ele, os donos das propriedades não têm acesso a crédito rural. A extensão no prazo “vem para garantir essa regularidade, além de segurança jurídica”, afirma Tereza em nota da FPA. 

Saiba Mais

Des. Ricardo Dip ministra aula que consiste nos comentários e glosas referente ao Artigo 117

post-image

Hoje, às 10:30 da manhã, a página do Facebook “Registradores BR” e o canal do YouTube "Registradores" transmitirão o Desembargador de São Paulo, Ricardo Dip, ministrando a aula que consiste nos comentários e glosas referente ao Artigo 117, já publicado no link http://iregistradores.org.br/registros-sobre-registros-117/. 

Saiba Mais